O Fazer Cultural

Edilberto no lançamento do seu livro
O fazer cultural é uma atividade que muitos não tem ideia do que seja, e nem da sua importancia em nossos dias, por sua relevância em difundir a cultura provocando o desenvolvimento da sociedade através da percepção crítica dos indivíduos a partir de uma visão própria acerca de suas crenças, seus mitos, suas tradições, seus equipamentos e suas expressões culturais como sua dança e seu canto, sua musicalidade, seus costumes e seu folclore.
O fazer cultural não tem nada haver com o exercício de um ofício, como a produção de um pedreiro, um carpinteiro, um motorista, um serralheiro, uma costureira, um capoteiro, ou coisas deste tipo; isto, definitivamente não faz parte do fazer cultural, muito embora, exista pessoas que acreditam que fazer cultura seja pregar um prego, apertar um parafuso, dirigir uma carroça, colar cartazes e outras coisas que não dizem nada do que é o fazer cultural.
Quem pensa desta forma não avançou, não evoluiu ou sequer consegue fechar o zíper das calças, pois, ainda está no tempo dos botões... quem pensa assim, não acompanha o neoevolucionismo das ideias onde a cultura exerce a sua contemporaneidade através das discussões de seus rumos nas lutas diárias dos fóruns de cultura, nos seminários culturais e conferências em prol do fortalecimento dos conselhos municipais de cultura e dos fundos municipais de cultura.
Quem pensa que cultura é usar do martelo e da chave de fenda para exercer uma atividade cultural, com certeza não tem a menor sensibilidade para absorver o novo e a ideia, de que só através do planejamento e da estratégia nas ações culturais é que se pode fazer cultura.
A cultura hoje, se institucionalizou de tal forma, que não se faz nada sem um planejamento estratégico para viabilizá-la, e através de projetos culturais na busca de recursos para fazê-la acontecer. É preciso antes de tudo estar envolvido no seu contexto, andar em sintonia com suas necessidades e diversidades para que se possa desenvolver um bom trabalho na cultura.
O fazer cultural é uma atividade ainda desconhecida de muita gente, porquê se pensa que fazer cultura é pegar uma ferramenta e esculpir, cortar a madeira, talhar no cimento, trocar uma lâmpada, subir num poste, levantar um copo e dizer meia dúzia de besteiras usando um velho dicionário para suporte de uma diarreia de palavras proferidas por um pobre tolo, aí se pensando estar fazendo arte.
O fazer cultural está no dia-a-dia da atividade em prol dos diferentes grupos culturais como a cultura afro, como a cultura dos povos indígenas, dos quilombolas, das expressões culturais e seus elementos, como a sua importãncia dentro de um segmento como a dança, o teatro, a poesia, a música, o artesanato e a literatura, e a preservação de nossos sítios arqueológicos, dos nossos museus e dos nossos casarios centenários e históricos, bem como a nossa memória através de fotografias e registros em escritos e artefatos que preservam a nossa identidade cultural.
Isto é fazer cultural.

Edilberto Abrantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!