Amo Sousa e sua Gente!

Pracinha da Coletoria
Adoro esta cidade. Amo Sousa, sua gente, suas ruas, suas deficiências, seus becos, suas esquinas, seu jeito de ser sertanejo com sua efervescência política, seus reclamos, seus protestos, sua gente bem humorada, e o sarcasmo das pessoas ao desenvolver suas críticas.
Amo Sousa com suas tradições, suas festas e sua religiosidade.
Amo Sousa pela história e a memória de sua gente nos tempos difíceis do cangaço; na revolução de 1930 onde teve papel destacado e preponderante no seu desfecho, bem como a revolução de 30 teve o seu começo em terras sousenses.

Academia na praça da Matriz
Amo Sousa pela sua história na época da repressão da ditadura militar quando o prefeito Antonio Mariz sofreu as agonias da prisão, mas, voltou aos braços do povo com um grito de liberdade na garganta e no coração!
Antigo Cine Moderno
Amo Sousa pela sua vontade política, pela pujança de seus líderes desde tempos remotos quando aqui plantaram a semente de uma grande cidade, de uma cidade polo na região do alto sertão da paraíba! Por esta cidade eu brigo, eu berro, eu sento a pua! Por esta cidade eu gasto o meu latim, o meu mandarim, o meu inglês e o meu portunhol arrastado de matuto advindo da peleja dos engenhos, da lida do gado, do corte da cana, do uso da enxada enferrujada perla troca do trator no trabalho incansável de arar os campos férteis desta terra maravilhosa chamada "cidade sorriso" pelos que aqui aportam vindos de todos os lugares do mundo, e quando bebem nossa água maravilhosa do velho São Gonçalo pensam estar bebendo água do famoso Coco das várzeas de Sousa hoje Top de exportação desta terra promissora e abençoada por Deus!
Amo Sousa por aqueles infiéis que juram fidelidade, mas pecam por excesso de vaidade!
Amo Sousa como um filho que não encontra justificativa para denegrir o aprendizado adquirido no seu seio materno.
Palco do início da revolução de 1930.
Sousa de Eládio Melo, de Emídio Sarmento, de Zabilo Gadelha, de Chico Malota, de Paloca, de Zú Silva; Sousa de Zé Cassiano, de Antonio Mariz, de Júlio Melo, de Zé Gadelha, de Pedro Gadelha e tantos nomes que aqui deixaram o seu legado e aqui fizeram história como Lucíola Marques Pinto, Virgílio Pinto e Tozinho Gadelha.
Sousa do cinema de seu Chico Cassimiro lá pelos idos de 1918; de Dona Petronila Pordeus e o Hino do Bom Jesus Aparecido; Sousa de Julieta Pordeus e o Hino de Sousa, e o livro resgate "Antes que Ninguém Conte"; Sousa do poeta Robson Marques e sua incansável defesa do "Vale dos Dinossauros"; Sousa do Teatro de Amadores de Sousa e de grandes Festivais de Poesia e Música produzidos pelo Jornalista, diretor de Teatro e escritor Chico Cardoso. 
Sousa do escritor João Romão Dantas, do Escritor Eilzo Matos, de Zé Mendes, de Antonio de Freitas, de Dr. Marinho, de Antonio Alexandrino, Dr. Lelelo, etc.
Praça da Matriz c/ Igreja dos Remédios ao fundo.
Sousa de Antonio Mariz e a política com austeridade e liberdade; de Marcondes Gadelha e a luta por melhorias desta terra.
Esta é a nossa cidade, nossa gente, nossa cultura e devemos enaltecê-la acima de tudo. Não devemos esperar que ela faça por nós, antes de dar a nossa contribuição para o seu engrandecimento.
É isto que temos que deixar para nossos filhos, este legado de amor por nossa terra, o lugar onde vivemos uma infância feliz e construímos uma trajetória de sucesso; é o amor que temos por ela, e a vontade de vê-la crescer e se desenvolver pelo muito que nos doamos e batalhamos de modo compacto para vê-la despontar como uma cidade boa de se viver.
Parabéns Sousa, parabéns a todos os seus filhos!

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!