O que é o dia de finados?

O dia de finados não parece mais o dia de finados; transformou-se num dia qualquer para muita gente que desprovida de qualquer sentimento seja este cristão ou não, usa de sua bestialidade para praticar o comércio de velas e outros artigos dentro da cidade dos mortos profanando túmulos, jazigos, catacumbas, e a memória de seus mortos com sua ignorância e vai-e-vem dentro do cemitério, oferecendo suas tralhas dentro do campo santo a um e a outro com gritos de ordem como se estivessem numa feira tradicional de sábado ou num mercado público central.
Do lado de fora de um cemitério no dia de finados, armam-se barracas e tendas com a alegação de venda de água e lanches, flores e velas, mas, o que acontece lá, é o comércio ilegal de bebidas e a circulação de bêbados e pessoas alcoolizadas dentro do cemitério, causando confusão e baderna entre os familiares e cidadãos em visita a seus mortos, num verdadeiro constrangimento e desrespeito ao sentimento alheio e ao dia de finados.
Você já imaginou uma ocorrência policial dentro do cemitério para coibir agressão causada por excesso de bebida alcoólica?
Já imaginou correria entre jazigos e catacumbas de pessoas desesperadas fugindo de brigas e rusgas entre bêbados e transeuntes?
 A praça em frente ao cemitério torna-se um local perigoso pelas bebedeiras e as frequentes brigas entre os consumidores de bebida alcoólica no local.
E o dia de finados, qual a sua importância para a população? é mais um feriado sem significado neste país de tantos feriados? o que realmente falta? regulamentação do feriado como lei que deve ser cumprida ou fiscalização pela polícia e a justiça no cemitério?
A justiça tem o dever moral e social de coibir os abusos cometidos no campo santo através da instituição da lei seca. Precisamos transformar o nosso dia de finados num dia de respeito aos mortos em que a proibição do consumo de álcool seja proibido como assim é nas eleições.
Vamos respeitar nossos cemitérios!
Vamos respeitar a cristandade, o sentimento das pessoas, sejamos mais humanos, mais fraternos, mais solidários, não sejamos feras conosco e com ninguém.
Fora, todos aqueles que não tem respeito pelo campo santo!

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!