A respeito do Orçamento Democrático

O governo do Estado da Paraíba realizou neste Sábado 19/05/12 na cidade de Sousa/PB o evento popular do Orçamento Democrático nas dependências do Sousa Ideal Clube trazendo toda a equipe de governo para a cidade de Sousa e Região (Secretários, diretores, presidentes de autarquias estaduais, comando da Polícia Militar) além do próprio governador Ricardo Coutinho. Uma grande equipe de assessores veio para auxiliar no gerenciamento do processo de realização do evento do Orçamento participativo que teve a presença de mais de 20 cidades da região e, foi um grande sucesso. O prefeito de Sousa Fábio Tyrone anfitrião da festa, o deputado Lindolfo Pires e vários prefeitos se faziam presentes.
Uma coisa me deixou intrigado: O povo não sabe o que é Orçamento Democrático. Não sabe o que é Orçamento Participativo. Não sabe o que é Transparência. Democracia. Respeito. Cidadania. Não sabe o que é uma manifestação popular, nem como se portar em um evento desta envergadura que através da Internet estava sendo transmitido para diversos países, segundo informação da equipe de governo.
A desinformação é espantosa. As pessoas mal sabem se expressar e vão para os eventos distribuir impropérios contra este ou aquele sem medir as palavras, sem o menor respeito ao outro.
Seria bom que nossos governantes explicassem, informassem, instruíssem a população do significado de suas ações, porque, para que, com que, de que, em que o povo poderia contribuir para o próprio povo.
Nota-se nestes eventos que os sem terra, sem teto, sem empregos, sem meias palavras não respeitam as instituições, os políticos, os governos e tudo aquilo que eles representam. Como cobrar ações de alguém que não respeitamos? Como cobrar respeito de quem não respeitamos? Como exigir parceria de alguém de quem não somos parceiros? Como querer ser escutado se fechamos nossos ouvidos para coisas que não é do nosso interesse? o povo precisa de instrução, de informação, de disciplina.
O que se viu na plenária do Orçamento Democrático foi pessoas elogiando o governo e deixando de incluir sugestões para o orçamento da região ou da cidade no Orçamento Participativo; se viu pessoas reclamando da gestão municipal; reclamando do Hospital Regional de Sousa; reclamando da falta de seringas, de médicos, etc... E as propostas para o Orçamento? Pessoas reclamando da iniciativa privada, da polícia, da milícia, da insegurança, de regras claras, sem exercer esses mesmos conceitos.
O tempo destinado às pessoas não foi respeitado pela maioria, que se excedeu  e desrespeitou as regras da organização do evento, desconhecendo totalmente o que seja democracia, coisa que por sinal muita gente cobra dos outros, mas, não a exerce, não sabe nem o que é.
Parabéns ao governo do Estado por mais esta ação popular e esta demonstração de transparência no andamento do governo para gerenciar a nossa paraíba, mesmo sem a compreensão do povo, talvez por falta de informação do governo, ou talvez, por falta de educação mesmo e de cidadania em seguir normas e regras, fator preponderante para a vida em sociedade.

Edilberto Abrantes.

Comentários

  1. Tem razão caro jornalista, escritor e poeta Edilberto Abrantes, a transparência faz a diferença em qualquer governante de bom censo! Abraços do amigo - Castelo Sá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dê a sua opinião, ela é importante!

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!