As portas estão fechando...
As portas estão se fechando, como os caminhos, as janelas e as trilhas e qualquer perspectiva de mudança em se tratando de bem estar social do cidadão e de todo aquele que faz parte da legião de desempregados neste país de proporções continentais chamado Brasil.
As dificuldades estão aí para tristeza das famílias brasileiras com uma situação totalmente adversa para o trabalhador que vê a cada dia que passa, a sua jornada de trabalho reduzida como também o seu salário, onde quanto mais se produz menos se ganha.
As empresas estão cada vez mais seletivas e exigentes quanto a capacitação de seus funcionários e cada vez mais, reduzindo benefícios e salários e, em consequência disso fechando postos de trabalho e fábricas, fazendo valer a teoria do capital volátil quando o capital é circulante em tempos de globalização, de especulação financeira nos mercados de ações quando o dinheiro vale mais que qualquer investimento em desenvolvimento deste ou daquele setor produtivo, preferindo o investimento das bolsas e seus lucros tentadores para acionistas e o sistema financeiro.
Qualquer trabalho, quer seja este público ou privado carrega as mesmas dificuldades para o mercado de trabalho: exige muito do candidato e dá muito pouco em troca com baixos salários e quase nenhuma ascensão dentro dos quadros da empresa.
Definitivamente as portas estão se fechando para o trabalhador. Os governos fazem concursos e jogam o candidato para cadastros de reserva com o tempo de chamada previsto pela legislação de 02 (dois) anos e que nunca chamará ninguém para assumir emprego algum.
As empresas privadas aproveitam a frágil legislação trabalhista para usar a mão-de-obra ociosa sem registro na carteira de trabalho; sem recolher para a previdência social; sem informar o trabalhador na RAIS e assim prejudicar o trabalhador que ficará sem o PIS, sem o FGTS não recolhido pelo empregador. E a fiscalização? não há fiscalização, não há penalização para as empresas infratoras, não há emprego digno de acordo com a lei, não há perspectiva de melhorias nas questões de trabalho e condições de trabalho para o cidadão que a cada dia se vê encurralado, sem horizontes e esperança de um futuro melhor.
Realmente as portas estão fechando para quem trabalha e faz a riqueza deste país!
E ainda dizem que país Rico é país sem pobreza, você acredita nisto?
Edilberto Abrantes
Comentários
Postar um comentário
Dê a sua opinião, ela é importante!