TERRA DE CEGOS

Hoje amanheci de bode. Uma ressaca de comer papel de embrulho para me vingar do porre da carraspana da noite passada. Não, não comemorei nada, estava a fim de beber; mesmo por que não há muito o que comemorar. Comemorar o que? O carnaval? Em primeiro lugar, aqui não houve carnaval. O prefeito e sua corriola preferiram gastar o dinheiro do erário em João Pessoa, porque aqui em Sousa, o Coronelzinho não gastou nada. Sousa ficou às moscas, com suas ruas vazias, o comércio fechado, quase ninguém transitando nas ruas, becos e esquinas. Parecia estar num filme sonhado por Raul Seixas "No dia em que a terra parou..."Na verdade, segundo o aculturado gestor público "o carnaval por aqui é coisa de pobre", não se vende uma cerveja, não se gasta nada nas festas de carnaval em Sousa. Eu fico me perguntando... de onde saiu esse extraterrestre que não se reconhece como sertanejo? que não preserva  suas tradições e costumes? Desde quando rico brinca carnaval? Desde quando a burguesia fantasiada sai às ruas para rir de si mesmo? Ah, como dói ver a minha cidade ser maltratada, e dia a após dia regredir, ver as suas riquezas sendo aviltadas por herdeiros despreparados para assumir o seu gerenciamento. Gente que é eleita apenas na força da grana. Políticos que empenham a vida e a de seus pares para assumir um cargo eletivo. Estou injuriado com o políticamente correto, com as convenções do mundo,  com a falta de humanidade e humildade das pessoas. Estou irado com a estupidez dos gestores públicos, sua falta de sensibilidade e  conhecimento para entender que um povo sem cultura, é um povo sem desenvolvimento, sem cidadania. Estou em estado de alerta com  a legião de loucos e doentes mentais que nos cercam e nos contaminam diariamente com sua falta de solidariedade e de amor próprio, com seu rádio mental revoltoso e odioso, cornetando com um megafone a tudo e a todos, disseminando maus presságios e seu negativismo por onde passa, na ignorância de que esteja contribuindo para o crescimento de alguma coisa, senão de sua mediocridade..
Hoje amanheci com a macaca, chutando lata, pedregulho, dando cascudo em anão, tamanha a raiva desse momento tão ruim que nós vivemos; das dificuldades por que passa nossa gente sem emprego e sem um grão de arroz na panela; sem água nas torneiras, nos reservatórios, mas sobrando nas bombas, nos lava jatos da vida. E daí? quem cerrará fileira comigo para defender essa bandeira? para gritar aos quatro cantos que nós estamos fritos, fodidos, mau pagos com esses tipos que nos governam e que tentam todos os dias nos ludibriar com seu ar de bom moço. Afinal, numa cidade com tantos buracos; com tantas ruas mal iluminadas; com bairros que há 12 anos esperam por saneamento básico - rede de esgoto; Cidadãos que sonham com uma coleta de lixo que a tenda a todos; a coleta atual não atende à maioria da população, é deficiente na periferia e nos bairros mais carentes. O lixo e o entulho sobre calçadas e logradouros públicos é uma realidade, não há fiscalização. Os postos de saúde em sua maioria não tem médicos, não tem atendimento, não tem dentista; são precários. O sistema de saúde municipal não tem exames laboratoriais, não tem remédios, não tem atendimento médico especializado. 
Então me diga: Carnaval para que? gastar em desfile de escolas de samba para que? com um desfile deste, de tantas irregularidades, de desorganização, de mau gerenciamento do dinheiro público? 
É mas, a desculpa foi a seca e a falta d'água, a estiagem, a escassez. 
Como diz o velho ditado "em terra de cego quem tem um olho é rei..." 
Uh, eu vim logo nascer em terra de cegos? Deus não deixe faltar o leite das crianças e nem a esperança de vislumbrar dias melhores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibrahim Sued,

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Uma obra para ficar na História!