Serviço Primitivo


Quero agradecer desde já, aos brasileiros e admiradores do nosso trabalho que estão nos acessando de outros países como os Estados Unidos da América, a Europa e o Japão e dizer que estamos abertos a sugestões. Podem entrar em contato conosco, que teremos o maior prazer em atendê-los e a interagir na divulgação de nossa cultura e tradições nordestinas.
Certa vez, eu morava em Curitiba-PR e engraxava meus sapatos na Praça Tiradentes bem em frente à Catedral Metropolitana daquela cidade, quando de repente uma turista norte-americana começou a tirar fotos de mim, de todos os ângulos possíveis! Não achando o suficiente, dirigiu-se a mim através de uma intérprete dizendo que as fotos eram um registro da situação em que me encontrava, para ela de extremo primitivismo, pois que para ela nos United States of America não existia mais aquele tipo de trabalhador "engraxate"; nos United States of America para lustrar sapatos o indivíduo fazia em casa ou nas repartições de trabalho! Eu segundo ela, era primitivo! Esboçei-lhe um sorriso, paguei ao engraxate pelo serviço prestado em lustrar minhas botas, que deu-me um sorriso amarelo por não ter gostado da fotografia ao ser retratado com a cara suja de graxa! Imagine dizer para o povo curitibano que eles conservam hábitos primitivos, logo eles que se rotulam de 1º mundo? numa boa, é gostoso sentar na cadeira de um engraxate e ler um jornalzinho enquanto este dá brilho nos seus sapatos. É ou não é?

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!