SOMOS UM PAÍS RICO?
Todos os dias ouvimos na mídia que o país está crescendo, melhorando a renda de seus cidadãos trabalhadores, o PIB continua ascendente, o Brasil é um dos maiores exportadores de grãos do mundo e junto com China, Índia e Rússia forma o grupo BRIC das novas potências industriais e em desenvolvimento com um grande mercado consumidor, auto-suficientes em petróleo e recursos minerais, tecnologia de ponta e um invejável parque industrial. Afinal, o que esses países tem em comum? Pobreza e desigualdade social, miséria e falta de oportunidades para os mais pobres. Governa-se para os mais abastados, aqueles com um melhor nível na sociedade, a classe média consumidora voraz de supérfluos e frequentador de Shopping Centers, e artigos de luxo produzidos por esses novos tigres do desenvolvimento capitalista que o neoliberalismo cria para segregar e empobrecer e separar ainda mais as populações, as regiões e as classes de trabalhadores.
Para se ter uma ideia de 2005 para cá o índice de desemprego entre os trabalhadores pobres aumentou 37 vezes; enquanto isto, a indústria cresce através dos grandes mercados consumidores da Europa e da América do Norte e nos países Orientais, onde os povos vivem há milênios vítimas de ditadores, de regimes cerceadores da liberdade que massacram e subjulgam os homens pelas ideologias políticas e pelo fanatismo religioso. A fome não é uma ficção barata. A fome é uma realidade cruel que não aflige somente os países capitalistas, mas tambem aqueles que estão fora do eixo, países mais atrasados como Afeganistão, Sudão, Etiópia e muitos países da América do Sul inclusive o nosso Brasil, e também países da Europa pobres que são desconhecidos pelos irmãos ricos da Bolsa de Londres, da grande ONU e de toda a miséria que campeia no mundo e que assistimos na TV e nada fazermos.
Com tudo isso nossa população anda de celular novo no bolso, um tenis NIKE no pé e uma roupa de marca cobrindo o seu corpo, o filho numa escola privada, e para comer nada... a panela está vazia!
Estamosd aprendendo a maquear nossa miséria como o país maqueia as suas mazelas e a condição de penúria e falta de oportunidades de trabalho e distribuição justa de renda para seu povo!
Edilberto Abrantes.
Comentários
Postar um comentário
Dê a sua opinião, ela é importante!