Fui ao Vale dos Dinossauros

No feriado de São Pedro fui ao Vale dos Dinossauros e visitei o museu do Vale, conversei com Róbson Marques o incansável poeta e ativista cultural que vive o seu dia-a-dia na tarefa de preservação daquele patrimônio, fiquei encantado com a riqueza que temos nas mãos. Sousa e a Paraíba estão de parabéns pelo rico Monumento Palentológico Natural da Humanidade em solo sousense. O lugar é fantástico, sensacional, numa área belíssima cheia de animais da região convivendo em harmonia com o parque ali criado. Por lá circulam Micos-leões da cara-preta que perambulam pelo parque dando um toque selvagem ao ambiente. Pássaros das mais variadas plumagens vibram pelo lugar com seus voos razantes de arrepiar e deixam o visitante feliz com tamanha diversidade - são galos-de-campina, casaca-de-couro, canários, pássaros pretos, cancões, juritís, anuns, golinhas, caboclinhos, bigode, bicos-de-osso, bicos-de-prata, pomba-rolas das mais diversas, ben-ti-vis, Pardais entre outros, patos, marrecos, galinhas-d'agua, camaleões e tejuaçús  e raposas, realmente uma fauna exuberante.
Imagine então, a flora de uma riqueza ímpar com as mais diversas plantas do sertão e da caatinga dando um colorido excepcional desde a flor do mandacarú à Coroa-de-Frade, a Macambira, o Angico, o Mufumbo, o Juazeiro e sua flora exuberante, o Genipapeiro bravo, a Oiticica e a Cajarana, a Cajazeira, o Marizeiro, o Velame, o Pau Ferro, o Jatobá, a Imburana e as flores mais lindas às margens do Rio do Peixe que corta o Vale e o faz mais bonito ainda, com as passarelas cruzando o rio em dois ou tres lugares e as trilhas que levam ao santuário das pegadas tornando o passeio inesquecível e diferente.
Pena que a SUDEMA orgão do estado que gerencia o complexo não tenha a mesma sensibilidade que este humilde homem do povo com essa visão poética sobre este riquíssimo acervo natural que a natureza esculpiu em solo sousense.
Onde estão os Ministérios da Integração Social e do Turismo, o Ministério da Cultura e o IPHAN que não vê o crime de omissão que se comete contra um patrimônio nacional dessa envergadura e nada se faz para corrigir essa incapacidade de gerenciamento simplesmente por questões políticas?
O Vale é um patrimônio nacional e é necessário vigilância severa com as pessoas que o dirigem e em sua grande maioria sem qualquer capacitação ou conhecimento de gestão cultural e patrimônio, apenas assumindo através do apadrinhamento político.
Voces acreditam que no museu do vale há um Pôster na parede convidando a população a visitar o vale e as imagens que representam oVale são fotografias do açude de São Gonçalo? quem duvidar é só comparecer e conferir tamanha aberração e desrespeito ao parque.
Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!