Derrubar monumentos históricos é crime!

Nossas cidades estão ficando feias, quadradas pelo trabalho da régua de uma engenharia que não enxerga curvas ou detalhes sinuosos, que antes brilhavam nos riscos dos antigos casarões de outrora com suas fachadas imponentes do barroco europeu que por aqui deixou um legado histórico na cultura e nas construções antigas de sobrados, casarões e prédios públicos. É uma pena que este acervo deixado por nossos antepassados e que muito enriqueceu e contribuiu para nossa história, faz parte de nossa memória apenas em velhas fotografias catalogadas nos álbuns de instituições que ainda ousam preservar e resgatar um tempo de grandeza e magia na arte de fachada de casarões no tempo dos coronéis que abundavam pelo sertão da paraíba.
Sousa é uma dessas cidades que não conserva seus monumentos e nada faz para preservar os que ainda resistem a ação de vândalos e iconoclastas que tem a sanha maléfica de destruir nossas imagens de uma época em que o belo e o vistoso, o poético acompanhava a beleza das construções antigas.
Temos que ficar vigilantes e não deixar que destruam nosso patrimônio histórico pela ganância imobiliária que cobre de cinzas nosso patrimônio material e imaterial. Estão derrubando nossa história, nossa memória em troca do vil metal, da especulação imobiliária.Estamos de Olho!

Edilberto Abrantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!