O maior São João do Mundo é no Nordeste!



O São João como uma das festas mais tradicionais do calendário turístico brasileiro está enfrentando um grande problema no cenário cultural e de eventos que resgatam a cultura e a diversidade cultural do povo nordestino: a política partidária e as brigas mesquinhas de políticos à procura de luz e espaço para seus interesses, jogando na cultura e nas festas populares suas estratégias e artimanhas para driblar seus adversários e desafetos em nome do que eles acreditam ser o seu projeto político ou a sua ideologia.
Em visita ao nordeste, a Presidenta Dilma Roussef acompanhada do Governador de Pernambuco Eduardo Campos visitou a cidade de Caruaru e disse estar visitando o maior São João do Mundo, deixando os paraibanos e a imprensa de Campina Grande irada e insatisfeita com a visita presidencial, que não só deixou de visitar Campina, como desmereceu a cidade do Forró negando-se a entrar nas brigas locais dos políticos paraibanos e seus palanques armados mesmo em época de festa.
Quem perde por essa indiferença da Presidenta Dilma com o povo da Paraíba? Por que não separar as picuinhas, os entreveros, as articulações mesquinhas, das artes e da cultura? o que nós pobres plebeus temos haver com as escaramuças palacianas, partidárias? por acaso somos partícipes deste bolo de interesses? o que tem haver a beleza das manifestações culturais com forró, quadrilhas e comidas típicas com a jogatina política que se pratica todos os dias nesta velha paraíba de guerra? nada.
Não queremos a arte envolvida em disputas partidárias, pois a arte nasce da espontaneidade e da liberdade das ações do artista.
Salve as expressões culturais nordestinas, o forró, as quadrilhas juninas e o artista brasileiro e nordestino.
O maior São João do Mundo, o maior Forró do Mundo é no sertão, é no nordeste, no coração do sertanejo!

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!