Ética? quem é essa tal de ética?

Um vereador de uma pequena cidade do sertão de Alagoas numa discussão acalorada no plenário pediu ao seu colega de  Câmara que o havia acusado de corrupção, que tivesse cuidado com a ÉTICA!
O outro respondeu na bucha:
 - Ética? quem é essa tal de ética pra eu mandar ela ir pro inferno também?
 - O senhor não sabe o que é ética, vereador? -  retrucou o outro da tribuna.
 - Não sei quem é ela e não me arrependo de não conhecer. Me apresente essa senhora...
 - Quanta ignorância, colega! - Ofendeu o outro.
 - Pelo que eu vejo, essa tal de ética deve ser alguém assim da sua laia para o senhor defender tanto! Não me junto com gente deste tipo. - Defendeu-se o coitado do colega vereador.
O outro se achando dono da situação disse, irado da tribuna:
 - Procure bem vereador, porque esta senhora como o senhor mesmo disse, não é fácil de encontrar! Pode ser que Vossa excelência não ache aqui na câmara; não encontre nos gabinetes, no meio do povo, nas salas de governo, na rádio e na televisão! Vai ser difícil encontrar onde houver interesses e benefícios em prol de alguém, aí não estará a ética.
O Outro gritou da plenária:
 - Porquê, por acaso ela é transparente?
 - Não! mas, para agir com ela é necessário ser!
 Encerrou o seu discurso o vereador da tribuna.

Todos os dias vemos as pessoas no desempenho de seu trabalho, de seus afazeres, não saberem o porque  de estarem ali, e como se comportar diante de seus pares na prestação de serviços relevantes a uma comunidade, a um determinado setor de uma determinada repartição, de uma instituição e, sequer saber desenvolver o seu trabalho, ou por não ser do ramo ou por não ter condições estruturais e competência para desenvolver este trabalho.
No mínimo as pessoas tem que conhecer de normas, procedimentos, e acima de tudo respeitar as regras que regem a sociedade e suas vertentes, conflitos e questões do nosso dia-a-dia. 
Isto é democracia, conhecer para se desenvolver.

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!