Como se faz um perna-de-pau!

Qual a semelhança entre um jogador de futebol e uma prostituta? Perguntava um cidadão numa discussão de mesa de bar, a seus amigos.
 - Não sei! Respondeu alguém. 
Ele rapidamente saiu-se com esta:
 - É que ambos ganham a vida com as pernas! e ambos são policiados constantemente para renderem pelo seu trabalho: as putas pelos cafetões e donos de cabarés e os jogadores por seus times e agora por torcedores, que policiam a vida privada de seus ídolos de futebol!
Os jogadores estão aterrorizados com a onda de perseguição de que estão sendo vítimas em casa, no trabalho, nas horas de folga e lazer (alguns são ameaçados por telefone, na hora dos treinos e saem de campo escoltados pela polícia, temerosos da violência vinda não se sabe de onde...). Não podem ir a festas ou confraternizações seja de seu time ou eventos sociais de família ou de seu ciclo de amizade. Não tem a liberdade de ir e vir como todo cidadão, pela fama de celebridade pública. Antes do profissional, existe o cidadão. Jogadores não podem beber; não podem trepar; não podem ingerir substâncias químicas através de antialérgicos, anti-inflamatórios ou hormônios, substancias proibidas nas modalidades esportivas, pois estarão sujeitos ao exame antidoping e com certeza serão penalizados sobre a ingestão de qualquer produto químico usado para a cura de uma simples gripe ou faringite e até uma dor de ouvido, enquanto exercem a sua atividade profissional? São homens ou máquinas?
Agora me respondam: Como não ser perna-de-pau num país tão conservador com relação à vida privada de seus profissionais? como jogar bem sem trepar e gozar, e ser feliz e extravasar pela má fase enquanto jogador? como querer exigir um bom rendimento de um atleta se não há respeito com ele? inclua-se aí clube, torcida, juiz, federação e toda a cartolada junta...
O futebol está se tornando um estelionato do espetáculo que deveria ser em torno das quatro linhas! É mal jogado, é violento; vive das táticas e retrancas de técnicos que enquanto atletas usavam de botinadas e jogadas dignas de suas cabeças de bagres! jogavam no desarme do show de bola e dribles de atacantes iluminados que não tinham a grana de hoje, o glamour, a celebridade, mas tinham o essencial o amor à bola, ao bom futebol!
Abaixo todos aqueles que perseguem o craque, cadeia neles! Seja torcedor, cartola, técnico, juiz, imprensa ou quem quer que seja! Deixem o craque jogar, viver a sua vida de forma livre! Isto vai ajudar a muitos jogadores a exibir um bom futebol, a criar novas jogadas e não esquecer o futebol alegre somente para manter um bom salário e o de seu técnico com suas retrancas e táticas de um futebol de resultados medíocres e sem fundamento.
Jogador de futebol não é para ser prostituído e sim respeitado como um cidadão e nunca, jamais visto como um objeto, uma propriedade de um contrato a peso de dólares!
Vamos deixar os caras jogar, viver, beber, namorar, ser alegres como o seu futebol... lugar de monge é no Tibete!
O resto é pura hipocrisia.


Edilberto Abrantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibrahim Sued,

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

O açude de São Gonçalo!