"Só ter piedade de nós não vale à pena!"

"Abençoai as hienas! que só ter piedade de nós não vale à pena!" já dizia o poeta.  
Nós estamos vivendo no extremo da violência, no extremo da crueldade, da estupidez de crimes cometidos contra a pessoa humana; estamos vivendo uma impunidade vergonhosa num país que se diz de primeiro mundo, onde o respeito pelo cidadão, pelo contribuinte é zero! Nesta terra de ninguém cidadãos são assassinados diariamente pela pistolada, pelo crime de encomenda, por grupos organizados em assaltos e sequestros, roubos a bancos e a sociedade de forma generalizada.
Vivemos o caos das instituições com a banalização do crime. Onde estão as instituições e sua luta em defesa dos direitos do cidadão? onde estão os representantes do povo? vivemos num país onde os políticos criam seus monstros para defender seus interesses. É lei de ficha limpa; é lei de responsabilidade fiscal; é lei de regulamentação dos próprios salários; lei de direitos humanos; lei de proteção ao direito do apenado; lei de garantia de direitos humanos, etc...
E para aquele que foi torturado, sequestrado, currado, furado nos olhos, quebrado nas pernas e braços, amarrado como um animal para ser sangrado?
E para aquele que teve um revólver descarregado em suas costas com toda a crueldade do mundo, sem apelo, sem pena, sem dó, sem clemência, jogado numa vala de um esgoto pútrido qualquer?
E aquele que foi morto de forma sumária perante os filhos e dentro do seu próprio lar por uma mão traiçoeira e infame que lhe ceifou a vida da forma mais vil?
E aquele que foi executado de forma covarde por exercer o direito de cidadão e não concordar com a corrupção  e os desmandos desta, as propinas e o tráfico de influência? Para estes não há lei, remédio, solução... Para estes só o frio da lápide para servir de consolo! Não haverá manifestação pública, apenas no dia do velório um afoito orador fúnebre louvará as qualidades do morto para uma plateia solenemente sonolenta que bocejará com enfado  clamando celeridade para o enterro ser consumado.
Desta forma nós que fazemos parte desta sociedade moderna que tem como um de seus maiores pecados o culto à violência e a falta de humanidade, de solidariedade e de respeito aos preceitos sociais onde cada um deve respeitar o outro como a si mesmo, não sabemos até onde vai dar essa guerra do homem lobo do homem.
"Só ter piedade de nós, não vale à pena!" (Acioly Neto).


Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibrahim Sued,

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

O açude de São Gonçalo!