Desconfie do Livro Didático

Fui a uma palestra no auditório da Faculdade onde estudo Serviço Social, em que o palestrante aconselhava em alto e bom som: "Desconfie dos Livros Didáticos, pois eles limitam e o impede de pensar, de raciocinar com  o seu conteúdo resumido". É a mais pura verdade!
Nós cidadãos contemporâneos, estamos perdendo a capacidade de pensar, de raciocinar afetados por uma doença chamada "anorexia intelectual" segundo o escritor Francisco Teixeira cearense de Acopiara, o palestrante que me refiro acima.
Estamos ficando burros, leigos, abestados; cheios informações, bombardeados de notícias e furos jornalísticos, estatísticas, enquetes, ensaios; artigos científicos e acadêmicos, mas que de nada servem porque simplesmente jogamos tudo na lata do lixo e não usamos na nossa vida diária. Sabe por que?
Porque caímos no conto do vigário ao comprarmos a fraude dos terrenos fantasmas; acreditamos nos piores e mais manjados crimes de estelionato. Caímos no golpe da saidinha de banco! Muitos de nós são assaltados dentro de bancos e os ladrões sabem tanto de nós que arriscam tudo e se dão bem. sabe por que? pelo excesso de confiança que nós temos. Acreditamos em tudo e todos; somos presas fáceis! somos mais frágeis que nossas crianças que ainda pensam mais que nós! é tão difícil pensar, raciocinar? analisar e desconfiar?
Desconfie de tudo que é unânime, inclusive do senso comum que usa padrões de inteligência, de acessibilidade, quando nós sabemos que o óbvio não existe antes que seja óbvio. Desconfiar é uma questão de sobrevivência. Nós não chegamos às tecnologias e ao desenvolvimento da raça humana sem questionamentos, a ciência é a maior prova disto. Desconfie, questione, analise antes de qualquer ação com estranhos! Ninguem é tão bom que não possa ser avaliado.

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!