O fantasma do neoliberalismo

                               O brasileiro assimilou rápido demais esse modelo de economia implantado nos anos 90 por Fernando Collor de Melo e sedimentado por outro Fernando o conhecido FHC que o defendeu enquanto ministro da Fazenda e como Presidente da República regeu como bom maestro o que foi a tônica do seu governo o Neoliberalismo, que tantas mudanças provocaram no país trazendo transformações boas e ruins para a sociedade brasileira.
Entre as mudanças boas estão a revigoração dos Correios e Telégrafos que andava falido na era Sarney;  a estabilização econômica do país com a queda da inflação e a instalação do plano Real mesmo que a duras penas; a abertura do mercado automobilístico para novas empresas estrangeiras se instalarem no país; a implementação da telefonia móvel com a tecnologia do celular; a especulação financeira e o ágio na compra do carro novo. O ruim e péssimo para a economia foi a venda das empresas estatais como O sistema eletrobrás, O sistema Telebrás, a Vale do Rio Doce, a Companhia Siderúrgica Nacional, o Socorro a Bancos Particulares como o Banco Safra, o Banco Nacional, O Banco Bamerindus; o Sucateamento dos Bancos Estatais e o fechamento dos postos de trabalho nesses bancos com o famoso PDV (programa de demissão voluntária) inspirado no nazismo em que era pegar ou largar.
A vantagem para o país com o liberalismo foi o aumento da miséria, da violência, da segregação populacional onde quem tem mais chora menos e assim a gente vai levando... ainda tem gente que quer repetir a dose! Será que a gente vai incorrer no mesmo erro???? espero que não.

Edilberto Abrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frutos de ”pé” de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO

Ibrahim Sued,

O açude de São Gonçalo!